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7 Dicas para a empresa que está iniciando suas atividades

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Depois de estabelecido seu plano de negócios e ter aberto a sua empresa, é hora de planejar todas as atividades e compreender a importância da Visão Sistêmica de todos os setores da empresa, e ter a predisposição de gerenciar com as melhores práticas e ferramentas do que o mercado oferece. O clima organizacional é a junção de todos os elementos presentes no ambiente empresarial para se ter êxito, e o material humano será um elemento de extrema importância para facilitar o gestor em busca de resultados, tais como, colaboradores efetivos e terceirizados, fornecedores específicos e clientes.

Nessa conjuntura os colaboradores devem entender as políticas da empresa e serem treinados, os fornecedores também são importantes para a aquisição dos produtos e serviços com preços e prazos com qualidade e os clientes para ofertar os produtos serviços, todos fazem parte desse mecanismo como um todo para que o negócio funcione com eficiência e sem falhas nos processos. A simplicidade é a máxima sofisticação.

Por esses motivos e preciso que o gestor conheça as práticas essenciais da administração de seus negócios e nessa jornada podem ocorrer erros e falhas, das quais deve-se extrair lições valiosas para organizar os processos. No mundo dos negócios a empresa e uma oficina de erros e acertos, com uma constante melhoria que passa no decorrer do tempo. Nesse sentido, elaboramos sete dicas essenciais para o gestor alcançar os resultados almejados, na certeza que sempre haverá melhoria continua em todos os processos.

1-) Gestão de Recursos Humanos

O clima organizacional é formado por elementos presentes no ambiente empresarial, ele indica o grau de satisfação dos colaboradores da empresa considerando aspectos como comunicação, valorização profissional, identificação com a cultura, motivação entre outros. Uma boa gestão de recursos humanos gera um clima organizacional, com maior motivação e produtividade, sendo indispensável que os colaboradores da empresa estejam alinhados de tudo que acontece, identificando as vantagens e desvantagens e traçar um plano de ação para que as desvantagens sejam eliminadas. Também é essencial que tenham treinamentos constantes e oportunidades para que os funcionários conheçam todo o emprego das áreas da empresa em que não atuam, como apresentações gerais de diferentes departamentos ou permitir que colaboradores façam parte dos planejamentos atrelados a projetos. Além disso, também é essencial que saibam os valores, missões e metas e como se encaixam neles.

2-) Gestão da Produção/Comercio/Serviço

Na Gestão da Produção/Comercio/Serviços – deve estar preocupado com o constante aprimoramento pela cultura da inovação de todos os processos, diminuição de desperdícios, falhas no processo, gestão de qualidade, gestão de estoques, padronização de processos, manutenção preditiva, eficiência produtiva, com uso de metodologias especificas para cada processo, garantindo dessa forma a qualidade total do produto com o menor índice de falhas. Seguindo o mesmo conceito que a produção de um bem material, para produzir um serviço é necessário a participação de pessoas, equipamentos, energia, materiais e insumos, que representam o custo. É preciso planejar todas as variáveis para obter “um produto” (o serviço entregue ao cliente) dentro do prazo acordado, alcançando as metas de custo e produtividade. Em outras palavras, a gestão da produção de serviços não difere tanto assim da gestão da produção de bens.

3-) Gestão Financeira

As finanças são a parte fundamental de todo negócio: afinal, nenhuma ideia pode perdurar mais do que alguns meses sem se tornar rentável. Um primeiro conceito essencial para os empreendedores é o fluxo de caixa. Ele mostra como estão as receitas e despesas da sua empresa em um determinado dia, semana ou mês. “A maior incidência de falência é a falta de dinheiro para girar o fluxo de caixa. Geralmente, a demora entre a aceitação do produto, o início das vendas e a sustentabilidade do fluxo de caixa é de seis meses. Para deixar seu fluxo de caixa saudável, é requisito ter um capital de giro – dinheiro reservado para honrar contas com fornecedores enquanto pagamentos dos clientes não chegam. “Inclusive empresas rentáveis quebram sem ele, visto que tiram dinheiro do futuro para pagar contas do passado.

4-) Gestão de Vendas

Uma boa gestão de vendas bem definida faz com que o seu cliente desperte interesse no seu produto, faz a capitação de dados e classificação, prepara assertivamente um relacionamento com o cliente, tem ações exclusivas e ofertas especiais com campanhas especificas e mede a satisfação e retorno no pós vendas. Uma boa gestão de vendas necessita o incremento de boas estratégias de vendas de maneira eficaz, gerenciar e acompanhar metas definidas de volumes de metas e recursos, coleta de dados, comunicação interna eficiente com gestão orientada para atingir os objetivos de longo prazo para elevar lucratividade, todas essas estratégias deverão seguir os seguintes pilares • Ter conhecimentos para lidar com pessoas • Entender as necessidades do seu time • Saber como integrar a vida pessoal e profissional • Desafiar a sua equipe • Conhecer profundamente o seu cliente • Conhecer os seus concorrentes • Compartilhar informações sobre o cliente • Aproveitar os benefícios da tecnologia • Definir e acompanhar metas • Dar feedbacks • Premiar a força de vendas

5-) Gestão de Marketing

Meios pelos quais os objetivos estratégicos da empresa serão alcançados. Essas estratégias são divididas por grandes assuntos, que chamamos de “mix de marketing”. São eles: •Produto/Serviço •Preço •Distribuição(ponto/praça) •Comunicação(promoção) Posicionamento É a disposição única e valorizada de cada produto, marca ou serviço, na mente dos clientes ou consumidores-alvo. Melhorar o processo de vendas é uma alternativa para lucrar e vender mais! Para isso, a empresa deve compreender o processo de compra do cliente. Funções do Gestor de Vendas – Planejar, Organizar, Executar e Controlar

6-) Gestão Estratégica

Quem somos, aonde estamos, para onde vamos e como chegar lá. O Planejamento Estratégico utiliza-se de uma análise previa ampla dos fatores internos de uma empresa, com a intenção de determinar objetivos e ações para alcançá-las de forma abrangente, de longo prazo para definir os rumos da empresa. As vantagens do Planejamento Estratégico Desenvolve uma visão compartilhada sobre o futuro da empresa Alinha todos os setores da empresa Otimiza os recursos reais e financeiros, constrói um futuro Matriz Swot – E o processo de reconhecimento de Oportunidades, e Ameaças, Forcas e Fraquezas que afetam diretamente a organização no cumprimento de sua missão. A adaptação da organização a um ambiente que muda a todo momento; • é orientado para o futuro, normalmente à longo prazo. Ele considera o problema atual e busca ações para enfrentar obstáculos e conseguir atingir seus objetivos no futuro; • envolve a organização como um todo com um comportamento global, compreensivo e sistêmico; • é um processo de construção e consenso. São vários parceiros que possuem interesses e necessidades diferentes, onde a organização deve buscar a convergência destes interesses para o objetivo principal; • é uma forma de aprendizagem organizacional. Pelo fato de buscar sempre a flexibilidade para se adaptar ao ambiente.

7-) Inovação

A cultura da inovação deve ser disseminada na empresa, trata-se de coisas mais discreto, não ter caráter tecnológico, de robótica. A empresa que tem a cultura de inovação gera valores e ganhos nos resultados num processo de busca e melhoria continua e questionamentos da sua real atuação, sendo um desafio que pode ser vencido e gerenciado com frequência. A inovação pode acontecer num produto, no marketing, e em qualquer área da empresa. Precisamos entender que é possível ter uma empresa inovadora, através de uma implementação de um novo produto, num processo de marketing, numa forma de precificação, num canal de venda. Na cultura da inovação e possível se manter no mercado e ajuda na lucratividade Inovação e Criatividade são coisas distintas – ter ideias criativas não é sinônimo de inovação, quando surge uma ideia, não é suficiente que a inovação aconteça, a ideia pra se tornar algo relevante precisa ser criada e nem todo processo criativo gera ganho, a inovação gera ganho. As ideias que o seu cliente te da, pode ser insumos para a inovação

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